Palestra sobre Terceiro Setor

Palestra sobre Terceiro Setor e Apresentação da ECF

Profissionais da contabilidade de Passo Fundo e região, estiveram reunidos na noite de 29/6/2016, no auditório do SINDICONTÁBIL Passo Fundo, para acompanhar a transmissão feita desde a sede do CRCRS, em Porto Alegre, referente a obrigação acessória da entrega da ECF.

A transmissão foi de iniciativa da Comissão de Estudos do Terceiro Setor do CRCRS. Estiveram reunidos no evento os profissionais que compõe a comissão, todos com elevado conhecimento neste tipo de atividade e como suporte, o Técnico Contábil Ricardo kerkhoff (Representante no CFC na Comissão que estuda assuntos contábeis em TI).

O SINDICONTÁBIL Passo Fundo está representado na Comissão de Estudos do Terceiro Setor do CRCRS por Dalmir do Amaral Ferreira. Ele participa mensalmente das reuniões da comissão em Porto Alegre e ressalta que esta área vem ganhando maior importância e atenção de um número crescente de profissionais da contabilidade.

A transmissão ao vivo do evento teve como palestrantes: Marcone Hahan de Souza, contador, mestre em Economia, com ênfase em Controladoria, professor universitário e membro da Comissão de Estudos do Terceiro Setor do CRC/RS e Patrícia Azevedo de Aguiar, bacharel em Ciências Contábeis com ênfase em Controladoria, coordenadora contábil em escritório de contabilidade e membro da Comissão de Estudos do Terceiro Setor do CRC/RS.

Foram abordados na palestra aspectos sobre: o projeto SPED e o ECF; o ECF em substituição da DIPJ; tratamento relativo ao ano-base de 2014; obrigatoriedade relativa ao ano-base 2015; prazo de apresentação; passo-a-passo na elaboração da ECF; penalidade pela não apresentação no prazo e obrigatoriedade da assinatura digital.

Terminada a transmissão, foi realizada uma mesa redonda, com os profissionais presentes, para troca de experiência em torno do tema.