Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo

Corrigir pendências na declaração pode liberar restituições do IR

Os contribuintes que ainda não receberam suas restituições do Imposto de Renda Pessoa Física, devem verificar o extrato da declaração no site da Receita Federal, acessando o Serviço Virtual de Atendimento (e-CAC), para saber se há alguma inconsistência nos dados. Caso seja identificado algum problema no documento, o mais adequado é fazer uma declaração retificadora, recomenda Celso Luft, vice-presidente de Relações com os Profissionais do Conselho Regional de Contabildiade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

Segundo ele, quanto antes for providenciado o envio da declaração retificadora, maior é a probabilidade de o contribuinte sair da malha fina e ainda ter sua restituição incluída nos lotes programados para novembro ou dezembro deste ano. Quem não for incluído nesses lotes, terá de aguardar os lotes residuais de anos anteriores, que são liberados a partir de janeiro, explica Luft.

Para acessar o e-CAC e obter as informações, é necessário ter um código de acesso, que pode ser criado na página da Receita Federal, onde está o Serviço Virtual de Atendimento, esclarece o vice-presidente do CRCRS. “Os contribuintes que tiverem dificuldades contam, ainda, com orientações passo a passo na TV Receita, disponível em youtube.com/user/TVReceitaFederal”, lembra Celso Luft.

Fonte: CRCRS