Futuro do Aeroporto em discussão

Comitê de Entidades Empresariais de Passo Fundo se Reúne com Assessor do Governador para Discutir Futuro do Aeroporto Lauro Kortz.

No dia 20 de Junho de 2024 o Comitê de Entidades Empresariais de Passo Fundo realizou uma reunião com o assessor especial do governador do Estado, Mateus Wesp, sendo que a pauta foi o Aeroporto Lauro Kortz. O encontro teve como foco principal as tratativas envolvendo a Parceria Público-Privada (PPP) para o terminal aéreo, e a parceria entre o Comitê e o Governo Estadual.
Mateus Wesp destacou a importância estratégica do aeroporto para Passo Fundo, assim como o Comitê enfatizou o crescimento significativo do terminal que, em 2023, registrou a movimentação de mais de 241 mil passageiros, evidenciando a necessidade urgente de ampliação da malha aérea para atender à crescente demanda.
O assessor apresentou a nota técnica necessária para a efetivação da PPP, explicando os desafios e os fatores que contribuíram para os adiamentos do edital. Além disso, o Comitê entregou um documento formal ao assessor, reiterando seu compromisso em colaborar com as iniciativas de desenvolvimento do Aeroporto Lauro Kortz.
Diante da colaboração demonstrada, Mateus Wesp comprometeu-se a agendar uma reunião entre o Comitê e o diretor geral de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul, Rafael da Cunha Ramos, e com o secretário Estadual, Pedro Capeluppi. Esta reunião visa acelerar os processos de aprimoramento do aeroporto.
Além das discussões sobre o Aeroporto Lauro Kortz, o assessor também abordou a concessão das rodovias do estado e destacou as vantagens do sistema free flow, que será implementado para otimizar o tráfego rodoviário, assim como os investimentos que o Governo está fazendo na região, destinado à Segurança que será direcionado para a construção e manutenção dos presídios, e também nos trevos de acesso a cidade. Logo após, entregou um material com a prestação de contas do assessor quando atuava como Deputado Estadual, entre 2019 e 2022.
O Comitê de Entidades Empresariais reafirma seu empenho em apoiar todas as iniciativas que promovam o crescimento e o desenvolvimento de Passo Fundo e região.